Pequena Grande Mudança

Este projeto é um sonho que se realiza. Nele, desenvolvemos e exploramos a vocação do trabalho dessa escola de reunir as linguagens artísticas com o contato com a natureza.

A observação da natureza, o bem-estar, o contato consigo mesmo por meio das artes e do contato consciente, de qualidade, com o meio ambiente.

Duas turminhas multi-seriadas da Escola Municipal de São Pedro da Serra frequentam a Escola Granada, em dois encontros semanais. Como é costume na nossa escola, começamos respeitando a natureza das próprias crianças e deixando que elas brinquem na chegada. Em seguida, contamos histórias e desenvolvemos atividades plásticas como pintura, argila e desenho. A partir de uma mesma história fazemos diversas explorações, passando também pelo trabalho corporal e cênico.

No terreno ao lado da escola, que nos foi cedido para este projeto, começamos uma composteira comunitária e uma horta que as próprias crianças ajudam a cultivar.

Com os alunos da Escola Estadual José Martins da Costa, um pouco mais velhos, entre 11 e 14 anos, estamos começando agora uma nova etapa do projeto, que vai envolver caminhadas na natureza, além de rodas de conversa, histórias e atividades artísticas.

#sãopedrorecicla é a ação do projeto Pequena Grande Mudança com a comunidade de São Pedro da Serra, incentivando as pessoas a separarem os seus resíduos para compostagem e reciclagem. Assim, vamos formando uma rede de pessoas que se interessam por esse assunto tão importante, e que juntas podem potencializar sua capacidade de causar um impacto positivo na comunidade.

Este projeto só é possível graças ao apoio que temos para realizá-lo da Embaixada da Suíça e dos nossos colaboradores da Campanha de Financiamento Coletivo Recorrente da Benfeitoria, Comunidade de Apoio à Oficina Escola de Arte Granada.

Tem sido uma bela aventura de aprendizagem, alegria e exploração!