Localização

A Oficina Escola de Arte Granada está localizada no distrito de São Pedro da Serra, no município de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro.

São Pedro da Serra é uma vila rural semiurbana, no início de sua história povoada basicamente por imigrantes suíços que desenvolveram aqui a agricultura familiar. Hoje o povoado tem cerca de 3000 habitantes, com as famílias tradicionais e outras vindas dos centros urbanos.

Na chegada da cidade está a pracinha da cidade, com um coreto no meio. Desta praça sai a rua principal de São Pedro, que se estende até a outra ponta da cidade, a praça do Estrela, e vai até a Bocaina dos Blaudts. Bifurcando-se como veias a partir da rua principal estão várias pequenas ruas, algumas com calçamento de paralelepípedo, muitas outras ainda de terra. A cidade tem crescido rapidamente nos últimos anos, com muitas casas sendo construídas.

Quando se chega no fim de semana ou especialmente em feriados, São Pedro está cheia de turistas e pessoas que têm casa de veraneio. Mas quando se chega à cidade em um dia comum de semana, quase não há movimento nas ruas. Na maior parte do ano a cidade é calma e silenciosa, com um ritmo dilatado como o das nuvens no céu que a cobre.

Como chegar a São Pedro da Serra

Para ir de carro a São Pedro da Serra, partindo do Rio de Janeiro, é preciso seguir a estrada para Nova Friburgo e ao chegar a Mury pegar a estrada RJ 142. Seguir por esta estrada até o distrito de Lumiar, e de lá seguir por outra estrada até São Pedro da Serra. São aproximadamente 170km da cidade do Rio de Janeiro.

Para ir de ônibus, partindo do Rio de Janeiro, é preciso pegar o ônibus para Nova Friburgo na Rodoviária Novo Rio. Chegando a Nova Friburgo, em frente à rodoviária há um ponto onde passa de hora em hora um ônibus para São Pedro da Serra.

Para quem vem de fora, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Galeão do Rio de Janeiro.