Parcerias

A Oficina Escola de Arte Granada funciona em rede com outros agentes da comunidade de São Pedro da Serra e redondezas, assim como com pessoas e instituições no Brasil e no mundo que praticam um trabalho com arte-educação, arte de contar histórias, tradição oral e áreas afins.

Escola Municipal de São Pedro da Serra

A escola atende a crianças desde o maternal até o 5o ano do Ensino Fundamental. Já foi parceira da Escola Granada em muitos projetos, como o Mais Cultura nas Escolas e o Mais Educação, e em vários outros ao longo do tempo. Segue sendo a principal parceira da Escola Granada.

Embaixada da Suíça no Brasil

A Embaixada da Suíça tornou-se parceira da Escola Granada no ano de 2021, com o projeto de Educação Ambiental ‘Pequena Grande Mudança’, que começa então a ser desenvolvido pela Escola Granada, contemplado pelo edital de apoio a projetos não governamentais da Embaixada.

Tribuna Livre Cultural

Centro de exibição de filmes e apresentações de contadores de histórias e outras mostras artísticas, localizada em Lumiar.

Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias

O encontro acontece a cada dois anos na cidade de São Paulo – ou online, com as últimas edições do Boca do Céu nas Nuvens! – com ações que reúnem reflexões, pesquisa e troca de experiências em torno da arte da palavra.

Livraria da Fábrica

Sebo localizado no Rio de Janeiro, na Fábrica Bhering, a Livraria da Fábrica é a nossa biblioteca à distância. A livraria aparece no Estante Virtual com o nome Caravana de Livros, e lá estão a venda os livros produzidos no Projeto Aprendendo com Histórias, além de muitos outros títulos interessantes sobre a filosofia viva dos contos de tradição oral.

Chama das Histórias

A Chama das Histórias é uma roda de contação de histórias para jovens e adultos ao redor do fogo, onde mulheres, contadoras de histórias, compartilham narrativas da tradição oral de origens e temas variados.

Grupo Palavra Chave de Contadoras de Histórias

Formado por Julia Grillo, Juliana Franklin e Marcela Carvalho, o grupo atua em diversos projetos de apresentações, criação e pesquisa com os contos da tradição oral. As três integrantes do grupo têm na Escola Granada uma fonte de inspiração e formação constantes.

Halka Cuentos Universales

Grupo de contadores de histórias da Espanha, dedicados a difundir e recuperar a tradição oral de contar histórias de diversas culturas. Principiaram seus estudos de contos com Nicia Grillo, da Escola Granada, e atualmente têm um podcast de contos em espanhol no nosso canal Rádio Granada.

Abre Mundos – Cuentos Universales

Movimiento de Narración Social que desde 2014 desenvolve na Argentina propostas artísticas coletivas com contos ancestrais e estratégias de “Educação pela Arte”, buscando fazer contato com a sabedoria interna das pessoas e despertar suas possibilidades. Fundado por Mariana Fernandez, formada por Nicia Grillo da Escola Granada, os contadores de histórias e arte-educadores do Abre Mundo estão sempre em contato com a escola.

Tierra Fértil – Trabajos con Histórias

O projeto acontece na Argentina, coordenado por Lia de Ieso, assistente social, professora e pesquisadora dos contos de tradição oral, que teve parte importante de sua formação com histórias na Escola Granada e está sempre mantendo contato.