Arte-Educação

Desde sua fundação, a Escola Granada teve vários modelos de trabalhos com crianças, sempre com oficinas de arte integrada e histórias da tradição oral. Buscamos facilitar a experiência da criança, para que ela possa aprender através da experiência, não só externa como interna.

A arte-educação é uma ecologia do ser; não deveria ser só para artistas, é como educar para ser.

Na Oficina Escola de Arte Granada a arte é vista como um caminho de desenvolvimento humano integral. Um caminho de harmonização e desenvolvimento de capacidades.

A familiarização é a chave do trabalho de oficinas com crianças na Escola Granada. É a chave para educar o olhar, para educar o ouvido… Como se pode ensinar uma criança a pintar e desenhar se ela olha a montanha em frente a sua janela mas não vê? Aqui as crianças aprendem a partir da familiarização. Aprendem música, por exemplo, primeiro brincando com o som, prestando atenção, educando a sua percepção, o seu ouvido.

Toda criança canta, pula, brinca, desenha, por que de repente fica bloqueada? Porque ela não tem uma oferta de um caminho de aprendizagem naquela linguagem – mímica, expressão corporal, modelagem em argila, desenho ou a linguagem que for – aquilo não foi desenvolvido nela.

As crianças atualmente estão com muita dificuldade de aprender a ler, porque o sistema vigente de aprendizagem da leitura é muito diferente do funcionamento do organismo humano. O organismo humano não funciona do jeito que se ensina a ler; esse sistema não obedece a certas regras do funcionamento do organismo humano.

A tradição oral favorece a expressão oral antes da escrita. É preciso saber contar antes de ler e escrever. Consideramos isso a chave do nosso trabalho.

Consideramos a arte como o grande caminho da educação, pois é o caminho do equilíbrio, da harmonia. É um dos caminhos mais completos de se integrar o interior e o exterior, o conhecimento de fora com o conhecimento de dentro.

A arte produz a intimidade com a essência criativa dentro de cada um.

Começamos a trabalhar com histórias com as crianças a partir dos três anos, idade em que ela escuta muito bem as histórias. Ela gosta que repita uma e outra vez a mesma história, como se estivesse processando uma fórmula, um remédio, um recurso. É uma via, um percurso de desenvolvimento, é onde a criança vai fazer um progresso em termos de compreensão, em termos filosóficos.

Reproduzir vídeo