Quem somos

A origem da Oficina Escola de Arte Granada remonta à formação de sua diretora, Nicia de Queiroz Grillo, na Escolinha de Arte do Brasil, nos anos 70, e a seu envolvimento ancestral com contos tradicionais. Nicia criou em 1980 a Associação Artesanal de Trabalho Educativo (Associarte). Com o projeto Aprendiz Criador foi realizado durante dez anos, em inúmeros estados do país e no exterior, o curso ‘O Processo Criativo na Arte de Contar Histórias’, preparando grupos de contadores de histórias e contribuindo para a formação de grupos de estudo e pesquisa.

Nos anos 1990 formou-se o Grupo Granada de Contadores de Histórias, que passou a realizar estudos, pesquisas, publicações de livros e apostilas, compilações e apresentações de histórias tradicionais do folclore mundial.

“Fomos descobrindo essa possibilidade de integrar as artes; que literatura é arte, poesia é arte, folclore é arte, desenho é arte, figurino é arte, construção do espaço de trabalho para contar uma história também é arte… Então buscamos as histórias, as histórias foram dando temas para desenvolvermos a integração das artes.”

Em 1982, começaram as colônias de férias para crianças em São Pedro da Serra, inaugurando-se o espaço da Oficina Escola de Arte Granada com ateliês e oficinas de Arte Integrada e passeios pela Mata Atlântica, promovendo uma educação integral que desenvolve um contato e respeito pelo meio-ambiente.

Em 1994 iniciou-se o “Projeto Aprendendo com Histórias” que realiza oficinas de contos em escolas federais, estaduais e municipais do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1997, teve início o projeto de criação da Oficina Escola de Arte Granada, com uma proposta inicial voltada ao trabalho de arte-educação com crianças de 3 a 6 anos, orientada por uma pedagogia curativa e preventiva que desenvolvesse o potencial criativo das crianças, como alternativa à creche existente no distrito de São Pedro da Serra. No princípio, o projeto era simplesmente proporcionar uma educação infantil onde as crianças gostassem de ir para a escola.

O trabalho começou acontecendo duas vezes por semana, depois passou para três vezes, e logo as crianças queriam ir todos os dias. Então passou a ser todos os dias… E sábado e domingo às vezes iam para ver se não estava acontecendo nada lá!

Esse trabalho evoluiu para a formação de turmas regulares de Educação Infantil e alfabetização e, também, ateliês e oficinas de arte integrada e contos com crianças de 7 a 13 anos da rede escolar local. O objetivo principal era aprimorar a capacidade criadora, utilizando os talentos da criança e melhorando sua leitura, seu raciocínio, sua capacidade de pesquisa, de comunicação e de compreensão.

O trabalho da Oficina Escola de Arte Granada seguiu ao longo dos anos 2000 com os ateliês de contos e arte integrada, com o foco em ajudar as criança com dificuldade de aprender a ler pelos métodos formais. Continuaram acontecendo na escola também as colônias de férias em janeiro, assim como as oficinas do curso O Processo Criativo na Arte de Contar Histórias, para jovens e adultos de diversos estados do Brasil e também de outros países. Ao longo desses anos a equipe da escola também ofereceu oficinas de contos para professores e jovens de Nova Friburgo, assim como em projetos educativos na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2012, a escola foi tema da dissertação de mestrado defendida por Julia Grillo na Escola de Comunicação e Artes da USP, com orientação de Regina Machado, intitulada ‘O rio atravessa o deserto: Considerações sobre o conto tradicional e a aprendizagem na Oficina Escola de Arte Granada’.

Em 2014 a Oficina Escola de Arte Granada foi contemplada, em parceria com a Escola Municipal São Pedro da Serra, pelo programa Mais Cultura nas Escolas, atendendo às crianças do 1o ao 4o ano da escola em oficinas semanais de histórias e arte integrada. Em 2015, o filme produzido pelas crianças na Escola Granada no âmbito do projeto Mais Cutura nas Escolas, ‘A Pequena Nuvem’, com orientação da contadora de histórias e arte-educadora da Escola Granada Daniella D’Andrea, foi selecionado para a mostra ‘Pequeno Cineasta’ do Festival do Rio. No mesmo ano, foi lançado mais um livro da Coleção Aprendendo com Histórias, a compilação de contos tradicionais ‘O Guerreiro Invisível e outros contos do tempo’, organizado por Nicia Grillo em parceria com Julia Grillo e o Grupo Granada de Contadores de Histórias.